Adaptação no Maternal

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Como tinha prometido, vou contar um pouco ou quase tudo do que passei nos últimos 8 dias de adaptação da Ella na escolinha. 

Antes das aulas começarem, a escola nos convidou para uma breve reunião e para explicar tudo que aconteceria, projetos, normas, atividades, recreação etc. A Ella está nesta escolinha desde os 06 meses de idade ou seja, já estamos bem acostumados com tudo por lá. Acontece que, a parte boa (ou ruim) foi a proposta para os alunos que já estudavam na escola, não passarem por adaptação. Leia-se adaptação, alunos novos, durante uma semana ficam apenas um período de duas horas por lá. 

Bom, chegou segunda-feira e sim, ela ficaria lá seu meio-período, sem nem uma hora a mais ou a menos. Preparei tudo e fomos para escolinha, embora tenha envolvido ela na compra da mochila, inclusive quem me acompanha no Instagram (www.instagram.com/instamamae) ajudou na escolha também rs, mas isto ainda é muito pouco para envolvê-la a ponto de não sofrer com uma nova rotina. Chegou na porta da escola, ela não quis soltar a minha mão e nesta primeira semana a escola é bem permissiva e fui com ela até a porta da sala de aula. Deixei ela lá aos gritos e eu com coração apertado e lágrimas escorrendo. 

Segundo dia, claro a mesma cena se repetiu. A diferença? Não fui com ela até a sala de aula, apenas até o final da rampa. Terceiro, quarto e quinto dia, mesmo que eu pudesse acompanha-lá até a porta da sala, preferi ser forte (digo forte mesmo, porque dói viu) e deixei ela logo que adentramos a escolinha, e sim, ela berrou ... gritava "mamãiiiiiii", chegou a perder o folêgo. Todos estes dias, conversei com a professora e a informação sempre foi, - ah em menos de 5 minutos ela para de chorar, oferecemos uma água e ela já começa a brincar. 

Passei o fim de semana pensando, na próxima segunda-feira seria outra batalha ... já contava com mais uma semana de adaptação e fui, firme e forte levá-la. Para minha surpresa, ao descermos do carro, ela pegou sua mochila de rodinhas, saiu andando e nem olhou para trás, sim, desta vez as lágrimas escorreram do mesmo jeito. Ela se mostrou independente e que já se adaptou facilmente a nova rotina, nos outros dias do início desta semana, a mesma coisa, saiu andando e pareceu até ansiosa para ver os amiguinhos. Não tenho mais um bebê em casa. 

Estou aliviada, confesso que acreditei que demoraria muito mais para ela se acostumar com a nova turma, atividades, mas estava enganada. Minha filha é demais! Algumas coisas são assim, admiráveis e espero que vocês tenham a mesma facilidade para passar por estes marcos na vida dos seus filhos. 

Se fica uma sugestão é, mostre para seu filho que a ecola é local para esutdar e não ficar acompanhado pelos pais, assim evite o máximo possível ficar dentro da escola ou permitir que ele note sua presença (no caso de adaptação presencial). 

Qualquer coisa, escrevam nos comentários ... será um prazer poder ajudá-las de alguma maneira˜

Beijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa