Como cortar as unhas dos bebês e recém nascidos

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Olá,

hoje resolvi falar de um assunto, que desde a maternidade já nos preocupa, que é cortar as unhas dos bebês. Muitos bebês já nascem com as unhas um pouco compridas e daí surgem as dúvidas, cortar, não cortar, usar luva, usar lixa. 

Eu estou vivendo a fase que parece que estou dando vacina ou algo bem dolorido na minha filha, ela chora, berra, basta ver a tesoura e já começa ficar descontrolada rs! 

E para não facilitar nada nossas vidas, unha de bebê cresce em uma velocidade absurda, as vezes será necessário cortar até duas, três vezes por semana. Considerando ainda que, nos mais novinhos, eles ainda podem arranhar seus próprios rostos, não podemos descuidar. 

Como quase tudo na maternidade, apenas requer prática. Quantas mães já não ouvi dizer que cortou o dedinho do bebê, corte pequeno, lógico, mas acontece! Eu nunca tive medo, sempre segurei firme e mesmo agora consigo cortar numa boa. No entanto, para facilitar nossas vidas, prefiro cortar quando ela está dormindo, principalmente as unhas do pé, já que as das mãos são bem mais tranquilas, ela costuma deixar sem grandes problemas. 

Na maternidade, a sugestão que eu dou para os bebês que nascem com a unha comprida é usar luvinhas, como esta da foto. Caso não seja possível, faça a opção por lixar inicialmente. 


Procure sempre um cortador ou tesoura (sem ponta) próprio para bebês, alguns tem até uma lupa de aumento, para ajudar a não cortar a pele. Nunca use cortadores de adultos, além de afiado são muito maiores. 



Como falei antes, a lixa é uma ótima opção, opte pelo lado mais fino e se tiver a oportunidade, use esta lixa elétrica desenvolvida para bebês! É excelente.


Tenha certeza que não está pegando a pele do dedinho do bebê. Ao segurar o dedo com firmeza, fica mais fácil de checar. Afinal, queremos cortar somente as unhas. 

Corte a unha reta, isto minimiza o risco de machuca-lo. Para acertar os cantinhos de preferência para as lixas. Isto se aplica tanto para as unhas dos pés e das mãos. 


Se acontecer um pequeno corte, por acidente, apenas limpe muito bem a área. 

A melhor hora para cortar, sempre depois de um banho. As unhas ficam molinhas e mais facéis de serem aparadas e consequentemente será muito mais rápido.

Está insegura, peça o auxílio de alguém. Nesta oportunidade, esta pessoa pode até ajudar a distrair o bebê/ criança. Se o bebê já segura objetos, deixe algo na mão livre dele. 

Agora, quer facilidade mesmo para cortar. Espere o soninho chegar. Algumas mães não gostam, mas boa parte ainda considera esta maneira a mais prática e sem stress! 

Beijos e boa sorte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa