A soneca do bebê

segunda-feira, 27 de maio de 2013
Aquela soneca do bebê durante o dia pode ser um momento de descanso não só para ele, mas para as mamães também. Aqui em casa, temos uma rotina estabelecida, minha filha tira uma sonequinha pela manhã e outra na escolinha, logo após o almoço. A soneca quando ela chega em casa ao anoitecer, por volta das 18h não é regra, mas se passar das 19h não a deixo dormir para não atrapalhar o sono da noite, que realmente é o mais importante e necessário para nós duas!



Demora um certo tempo para recém-nascidos desenvolverem um horário de sono. Durante o primeiro mês, os bebês costumam dormir e acordar com períodos relativamente iguais entre as mamadas.

Já com os bebês mais velhos, após o terceiro mês, estas sonecas se tornam mais previsíveis e com horários estabelecidos. Eles permanecem mais acordados entre as mamadas.  

Até o primeiro ano do bebê, ele provavelmente vai tirar a soneca duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à tarde. Alguns bebês também precisam de um cochilo de fim de tarde, como comentei acima a rotina daqui de casa.  A soma destes chochilos resultam em um total de mais ou menos três horas por dia, podendo variar para menos ou mais. 

Para os maiorzinhos, acima de 1 (um) ano geralmente a soneca da manhã deixa de fazer parte da rotina e o cochilo da tarde permanece presente, até os 5 (cinco) anos, com um período aproximado de duas horas.  Mas cada família tem sua rotina e esses horários podem variar e não é uma regra, cada bebê tem sua particularidade. Aqui em casa é este o caminho, pois se minha filha deixa de tirar uma sonequinha, fica mais sensível, aparentemente irritada, lutando contra o próprio sono. 

Para as mamães que querem estabelecer esta rotina, dou algumas dicas que funcionaram comigo e espero que ajude, úteis até mesmo para o sono da noite. 

Defina como será o ambiente que ele sempre irá descansar, como é de dia, aconselho um ambiente claro, mas calmo e confortável, pode ser até no próprio carrinho, com a posição mais deitada. 

Evite segurar, balançar ou alimentar seu bebê para dormir. Eventualmente, se for a única maneira que seu bebê adormece tente fazer algo gentil logo em seguida, como trocar a fralda ou a leitura de um livro. 

Os bebês aproveitam muito as sonecas diárias e favorecem muito a disposição deles durante o resto do dia. Lógico que temos exceções de rotina e isto não prejudica o bebê. 

É comum que os bebês chorem quando o colocamos para dormir no berço, mas na maoiria das vezes logo se acalmam assim que os deixamos sozinhos. Mas se o choro durar mais do que alguns minutos, confortar seu bebê e, em seguida, dê um tempo para reiniciar todo o ritual. 

Se o seu bebê acorda logo depois de colocá-lo para dormir, verifique se não está molhado ou com fome, mas temos que ser pacientes. Lembrem-se, estamos estabelecendo uma rotina na vida deles. 

Além disso, tenha em mente que os bebês são frequentemente ativos durante o sono, podem mexer os braços e pernas, sorrir, e geralmente parecer inquietos. É fácil confundir agitação de um bebê com um sinal de que eles estão acordando ou precisam comer. Em vez de pegar seu bebê imediatamente, aguarde alguns minutos para ver se o seu bebê se acalma e volta a dormir.

Alguns bebês e crianças mais velhas passam por períodos em que eles se recusam a tirar esta soneca. Se isso acontecer, tente ajustar a hora de dormir do seu bebê. Estabelecendo a hora de dormir um pouco mais cedo ou mais tarde, às vezes pode ajudar a melhorar a soneca durante o dia.

Ajudar seu bebê obter a quantidade certa de sono durante o dia, nem sempre é fácil. Não se sinta mal se alguns dias são mais difíceis do que outros. Lembre-se de olhar e ouvir os sinais que seu bebê está cansado e tentar manter sua rotina cochilo consistente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa