As primeiras palavras do bebê

terça-feira, 21 de maio de 2013
Será que só aqui em casa que ficamos na expectativa de quais serão as primeiras palavras do bebê??? Minha filha já pronuncia algumas coisas, mas ainda fico na dúvida se ela realmente sabe o significado de Mama, já que basta ela me perder de vista, que sai engatinhando atrás de mim, falando mama, mama ... fico orgulhosa, mas as vezes acho que é um pouco de pretensão. Ela também já fala papa e ainda, quando canto a música da Mariana da Galinha Pintadinha ela começa Nanana nanana, rs!!! É um processo mágico, como todas as fases da vida dos nosso filhos e parece o mais lindo poema, cada palavrinha que ela pronuncia, mesmo sem significado. 



Hoje minha filha está muito próxima de completar um ano, e nesta fase os bebês começam a se relacionar com o meio ambiente, através dos sinais percebem que os sons emitidos podem ser úteis. Assim, começam balbuciar e é um marco inicial no desenvolvimento da fala.  Alguns especialistas dizem que perto de completar um aninho, os bebês já estão mais atentos aos sons e reconhecem facilmente o nome de objetos comuns, como mamadeira, chupeta. 
Depois dos 12 meses, temos que nos atentar que a gama de sons emitidos pode aumentar e nós pais e membros da família temos a responsabilidade de não falar palavras erradas para as crianças. Nós temos que sempre mostrar para eles a forma correta de falar, corrigi-los. As pessoas mais antigas, acham super normal falar errado, quem nunca ouviu um pepeta, ao invés de chupeta?!
Vocês sabiam que entre os 18 e 24 meses a maioria das crianças são capazes de dizer de 20 a 50 palavras, respectivamente?
Devemos estar alertas a esta evolução dos bebês e perceber se eles são capazes de nos ouvir e obedecer, entender um pedido, já que a audição também tem participação relevante na fala. 
Toda esta linguagem, pode ser facilmente estimulada, devemos sempre olhar no rostinho deles e fazê-los prestar atenção nas nossas pronúncias e palavras. Quando eles querem uma necessidade atendida, não podemos apenas atender ao simples dedo apontado, temos que buscar com que ele fale o que quer, nem que você o ajude a falar o nome do objeto, por exemplo 
Na hora de dormir, sempre conte histórias para estimular a comunicação e imaginação dos pequenos. E lembrem-se para um bom estímulo, nada de diminutivos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem. 

E vocês, tem alguma dica para estimular a fala? 












Um comentário:

  1. Oi Pri,
    Minha dica é simples, eu conversava muito com o Daniel e cantava pra ele. Também sempre fingi não entender quando ele falava as palavras de maneira errada, dessa forma ele repetia corretamente.
    Beijos
    Alessandra
    www.kidsvitrine.com.br

    ResponderExcluir

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa