A importância da avaliação neuropsicomotora

sexta-feira, 14 de junho de 2013
 por Thayse Lucena

Hoje a Thayse Lucena, destaca alguns itens a serem observados do ponto de vista motor, assim que o bebê nasce.


"O desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC) tem inicio no período embrionário, e os processos de maturação, organização e mielinização continuam após o nascimento. Toda criança que possui o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) típico apresenta um processo natural de aquisição de habilidades motoras que se inicia a partir de movimentos involuntários que posteriormente são substituídos por atos motores voluntários (SARMENTO, 2007; MARTINEZ et al, 2007).

Contudo, existem fatores que são responsáveis por desencadear uma série de efeitos maléficos ao DNPM de uma criança. Os fatores denominados de risco resultam de alterações ocorridas durante a gestação; parto, ou devidos ainda a antecedentes familiares; fatores sociais e psicológicos; síndromes neonatais; baixo peso e prematuridade (MAIA et al, 2002).

No sentido de analisar o potencial de risco destes fatores, o infante ao nascer passa por algumas avaliações. Uma das formas de avaliação da saúde do neonato é realizada pela aplicação do índice de APGAR, que apesar de não ter eficácia e confiabilidade comprovadas cientificamente, é amplamente utilizado nas maternidades de todo o país (FERREIRA et al, 2006).

Este índice é obtido após o nascimento e envolve a observação de cinco fatores no 1° e no 5° minuto de vida. São observadas a freqüência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor e irritabilidade reflexa. Alterações neste índice mostrampossível problema relacionado com a saúde da criança (MAIA et al, 2002; BARBOSA, FORMIGA, LINHARES, 2007).

No sentido de se analisar melhor a perfil motor dos recém-nascidos, faz-se necessária, além da aplicação do APGAR, uma triagem seguida de uma nova avaliação geral na criança horas após o nascimento, para que sejam observados:presença dos reflexos, tônus muscular, desconforto respiratório, presença de deformidades, perímetro cefálico e torácico, ausculta pulmonar, desempenho motor entre outros, a fim de diagnosticar precocemente a existência de patologias congênitas ou adquiras devido a alguma complicação na hora do parto. Neste sentido, a avaliação do desempenho motor é primordial para predizer potencialidade funcional dos neonatos analisados (ALMEIDA et al, 2003)."

Crianças que passaram por complicações no período gestacional ou na hora do parto e que apresentam índice de APGAR abaixo do esperado, podem apresentar atraso na aquisição das habilidades motoras. As complicações provenientes do atraso do DNPM são muitas, podendo levaros bebês a não desenvolver por completo suas potencialidades e habilidades funcionais. Além disto, coexistem flutuações de tônus muscular, atraso no controle e equilíbrio da coluna cervical e do tronco, distúrbios no processamento de estímulos nervosos e a aquisição da marcha vai ser tardia ou pode não ocorrer, contribuindo para o atraso motor destes bebês(MARTINEZ et al, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa