O exame de vista do seu bebê

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Minha filha desde que nasceu tem uma manchinha cinza no olho. Ainda na maternidade fizeram o teste do olhinho e estava tudo bem, eles observam a cor da pupila e os reflexos da luz. No entanto, nestas últimas semanas, começou a me incomodar aquela manchinha e resolvi marcar uma consulta com um oftalmologista. Graças a Deus não era nada e a médica disse que é uma manchinha de nascença. 



O mais interessante e para minha surpresa, ela falou que eu estava atrasada para a primeira consulta, isto mesmo, atrasada rs! A primeira consulta deveria ter acontecido com 6 meses de idade e aconteceu só agora, faltando 15 dias para um ano de idade, mas tudo bem, antes tarde do que nunca, não é mesmo?! Afinal ela ressaltou que o importante é que aconteça ainda no primeiro ano de vida. Por fim, como fui para a consulta com um intuito específico, não tinha tempo para fazer os exames clínicos e voltaremos lá na próxima semana. Uma dica importante é que vocês procurem um oftalmo-pediatra, para a consulta ser mais agradável e fácil!!!
Esta consulta no primeiro ano é ideal para verificar os olhos focalizam, se  estão em linha reta, e se não há nenhuma doença ocular interna. Tratamento de doenças oculares precoce pode poupar uma deficiência de visão ao longo da vida da criança e aumentar saúde.


Quando se trata de problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem levar também a prejuízos àquelas crianças em idade escolar, atrapalhando o aprendizado e o convívio social. 
 
O exame de vista na maternidade é um excelente começo, mas apenas um começo. Enquanto os olhos e visão do bebê desenvolver, o primeiro ano é uma etapa crucial para a detecção e tratamento de doenças oculares e problemas de visão.

A capacidade de ver cresce junto com seu bebê. Primeiro eles percebem as coisas que se movem. Então, na primeira semana de vida, os bebês a termo podem ver as expressões faciais, um pouco embaçadas. Leva mais tempo para a visão de cores e percepção de profundidade para o desenvolvimento e para os músculos oculares para começar a trabalhar juntos.


As mamães devem ficar atentas e se suspeitar de que os olhos estão voltados para dentro ou para fora, ou, se você ver um reflexo branco (reação à luz) no bebê, deve comunicar imediatamente o seu médico.

Como o bebê cresce durante este primeiro ano, estar atento para alguns indicadores de possíveis problemas oculares ou de visão, como o estrabismo onde um ou ambos os olhos se viram em direção ou para longe do nariz, ou apenas um olho se move, ou os olhos parecem muito diferentes em seus movimentos.

Os pediatras geralmente nas consultas fazem uma breve triagem nos olhos e costumam tratar alguma infecção e casos de conjuntivite por exemplo.

Qunado for ao oftalmologista, faça uma lista antes de todas as perguntas que você tem e nãõ se esqueça de levar algo para entreter seu bebê.  

Lembrem-se especialistas têm opiniões diferentes sobre o rastreio de visão e exames para as crianças. Converse com seu médico para ver o que é certo para vocês.

Fonte parcial: www.webmd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa