A Ocitocina e o vínculo afetivo entre a mãe e o filho

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quem me acompanha no Instagram, viu que ontem estive no encontro das fraldas PomPom e uma das palestras, do Dr. Içami Tiba e da Dra. Natércia Tiba, foi sobre a força hormonal e emocional da mãe. Um assunto bastante interessante, compartilho aqui com vocês um pouco sobre a Ocitocina, que foi muito abordado. 




O Ocitocina é uma molécula incrível e muito conhecida como hormônio do amor. Ela vai muito além de unir casais e tem um papel crucial em fortalecer nossas relações sociais e ainda evitar muitos problemas psicológicos e fisiológicos.
O mais interessante é que o simples ato de abraçar alguém ou apertar a mão, faz com que nosso cérebro já libere um baixo nível de Ocitocina. É algo instantâneo para estabelecer confiança entre as pessoas.A sensação entre os casais de intimidade e apego também tem associação com a Ocitocina, que proporciona a sensação de segurança e fidelidade entre o casal.   Ela é uma parte indispensável no parto e vínculo afetivo entre a mãe e o filho, nos ajuda a ser mãe.  Ela ajuda as mulheres, estimulando e acelerando as contrações uterinas. As vezes é usada para induzir o parto em gestações com mais de 41 semanas.Ainda após o nascimento, as mães podem estabelecer intimidade e confiança com seu bebê através de toques suaves e até mesmo um olhar amoroso, estimulando a liberação dela. Além disso, as mães podem passar a Ocitocina para os seus bebês através do leite materno. Quando eu estava na maternidade, ainda no primeiro dia do nascimento da minha filha, me deram um remédio para borrifar no nariz, que é o SYNTOCINON Spray Nasal, nada mais é que Ocitocina sintética e facilita/ nos ajuda na amamentação.



Ela reduz os medos sociais,  quebrando algumas barreiras sociais, proporciona sentimentos de otimismo, aumentar a autoestima, e constrói a confiança. Ela é cada vez mais vista como algo que pode ajudar as pessoas a superar suas inibições sociais e medos.
Ainda pode trabalhar como um anti-depressivo para mães que sofrem de depressão pós-parto, pesquisas descobriram que algumas mães estavam lidando com a depressão por conta dos baixos níveis de Ocitocina.  Dada ainda sua capacidade de aliviar a ansiedade social e produzir sentimentos de confiança, a Ocitocina tem a capacidade periférica para reduzir o estresse. Ela também é conhecida por melhorar a digestão, o que é muitas vezes perturbada por altos níveis de estresse. Por fim a Ocitocina desempenha um papel crucial na formação de nossa capacidade de despertar e manter relacionamentos, nos dotando com a capacidade de empatia, confiança e até mesmo amar um ao outro. Sem ela, seria algo significativamente menor do que o que somos e não seríamos capazes deste vínculo tão estreito com nossos filhos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa