Como fazer o bebê dormir sozinho

quarta-feira, 26 de junho de 2013
Ontem minha filha completou um ano, razão da minha ausência aqui no blog. Pela proximidade desta data, resolvi que ela não dormiria mais no meu colo e nem mamando no peito. A pediatra já tinha pedido pra que ela dormisse sozinha no berço, mas acho que era mais difícil para eu aceitar que ela não era mais um bebê, do que para ela mesmo e assim fui levando por muitos meses.


Até que no término da última semana decidi que iria fazer um teste! Sim, ela chorou e muito!!! Mas acreditem e sejam persistentes. No primeiro dia, demorou 40 minutos para dormir, no segundo 20, depois 10 e hoje apenas 2 ... isso mesmo DOIS minutos rs! Nem eu acreditei!!!! Quem me deu a dica preciosa foi o Dr. Içami Tiba e foi valiosíssima. Já tinha ouvido muito sobre esta possibilidade de deixar o bebê no berço que ele dormiria e nunca dei muita importância, mas desta vez resolvi apostar e deu muito certo.

Então considero que o primeiro passo é saber se você está confortável para esta transição. Eu me arrependi de não ter feito antes, pelo simples fato que ela aprendeu a levantar e ficar na grade do berço, se tivesse feito antes, seria mais fácil pois ela só ficava deitada. Mas imaginem se eu demorasse um pouquinho mais e ela começasse a falar, ai pioraria de vez. Enfim, esta é a chave para uma nova rotina sua e do bebê, se você não tiver esta certeza ambos sofrerão muito mais. 


Deixe para fazer em uma semana mais tranquila, como falei acima foram 40 minutos na primeira noite e muitas vezes que tentei antes, ela me venceu pelo cansaço. Incrível como eles conseguem ganhar facilmente da gente, basta um grito e aquele choro de perder o ar.

Na primeira noite, depois de umas duas horas ela acordou sozinha, fui até o quarto dela, fiquei ao lado, mas não a retirei do berço, como costumava fazer. Em cinco minutos voltou a dormir e foi até a manhã seguinte.

Sei que é muito difícl vê-los chorar, já chorei junto nestas tentativas! É um choro dos piores que já ouvi dela, mas sei que está alimentada, com roupa suficiente e fralda limpa, então tento ser forte e manter o foco no objetivo, que é estabelecer uma boa rotina para ela!

É preciso paciência e sempre estar atenta se o bebê não está passando por uma fase, como dentição, por exemplo. Porque aí as coisas ficarão mais complicadas. Solicite que seu marido te ajude, no meu caso que amamento até hoje, eu precisei de um apoio extra para esta etapa, pois é um ciclo que se encerra para mim!

Outroo detalhe que me ajudou muito, foram brinquedinhos de luz, com a proposta de cromoterapia. Eles ajudam acalmar o bebê e facilitam bastante, ou até mesmo alguns brinquedos com um som mais suave. Neste ponto não me rendi à televisão, pois imaginei que este poderia ser outro problema em um futuro próximo. 

Feijãozinho com Cromoterapia da Estrela. Vem com um bichinho com a tecnologia da cromoterapia que muda de cor e acalma a criança e propicia um sono tranquilo e agradável.
Por fim, é fundamental que o bebê entenda que a hora de dormir está chegando. Já comentamos sobre isto aqui. Então, estabeleça uma rotina antes disto, com um banho, um carinho, uma troca de roupa, por exemplo. Coloque ele no berço e ele entenderá que ali é lugar e hora de dormir. 

Boa sorte e pense que é para o bem de vocês!

2 comentários:

  1. minha filha tem 3 meses e vinha fazendo isso com ela colocava no berco e ficava na poltrona do lado o pior e a dor no coracao quando ela olha pra mim e comeca a rir. Mas me mantenho firme deixo o abajur ligado coloco a naninha dela do lado ela acaba adormecendo.

    ResponderExcluir
  2. minha filha tem 3 meses e vinha fazendo isso com ela colocava no berco e ficava na poltrona do lado o pior e a dor no coracao quando ela olha pra mim e comeca a rir. Mas me mantenho firme deixo o abajur ligado coloco a naninha dela do lado ela acaba adormecendo.

    ResponderExcluir

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa