Como estimular e melhorar a amamentação por Thayse Lucena

domingo, 7 de julho de 2013
Olá mamães, titias e afins!

Vamos começar uma série de posts sobre estimulação de várias atividades da vida do bebê e, nada mais adequado do que começar com a atividade básica para a vida da criança: alimentação!

Já vi várias mães desesperadas porque tinham leite e não conseguiam amamentar seus bebês.

O processo de amamentação, apesar de ser uma atividade considerada "natural", apresenta várias dificuldades e, para mim, é um processo a ser aprendido e aprimorado tanto pela mãe quanto pelo recém-nascido.

Primeiramente, acho importante a preparação para este momento tão íntimo e de grande proximidade entre mãe e filho. Por isso, acho fundamental preparar o ambiente: silêncio ou música relaxante, cadeira confortável, iluminação indireta (para deixar o ambiente bem aconchegante), adotar posturas confortáveis tanto para a mãe quanto para o bebê e foco! Hora de amamentar é hora de amamentar. É fundamental que a mãe, na medida do possível, se prepare e se concentre naquele momento. Sabe aquela coisa de se desligar do mundo?! É isso! Evidentemente que isso não vai acontecer todas as vezes mas, quando puder ser assim, ótimo!


Geralmente, atitudes simples mudam tudo e uma pessoa que não conseguia amamentar, passa a amamentar tranquilamente, sem sofrimentos. Isso aconteceu com uma paciente minha: ela tinha bastante leite, a criança tinha bastante fome e ela não conseguia fazer a criança "pegar" o peito nem sugar o leite. Resultado: mãe e criança estressadas e o desespero em casa. Fui à casa dela e quando cheguei, me deparei com várias coisas que atrapalhavam os momentos de amamentação: quarto super quente, barulhento, com entra e sai de pessoas (e até de um gato) constantemente, sem lugar para a mãe se acomodar (ela se sentava na cama, sem apoio para a coluna nem para os braços) e a criança em postura horrível!!!

Como o quarto era pequeno, orientei a paciente a colocar apoio para as costas e pés para se sentar mais adequadamente na cama, um apoio para segurar o bebê e não deixar os braços cansados e doloridos (todos os apoios foram feitos com travesseiros e almofadas que ela tinha em casa).

"Proibi" a circulação de pessoas no quarto! Na hora de amamentar, porta e cortina fechadinhas, abajur acesso, luz direta desligada, ventilador ligado e voltado para as pernas da mãe (a janela não tinha função de ventilação, só de "enfeite", era voltada para uma parede). Como a casa era cheia de barulhos, quando a porta era fechada o quarto ficava mais calmo, coloquei uma música relaxante e o ambiente ficou agradável. Outra coisa, orientei a mãe a não usar perfumes ou hidratantes de aroma forte porque isso incomoda alguns bebês. E também ensinei a mãe a realizar a respiração diafragmática que tem função relaxante.

Hora da mamada: depois de tudo pronto, a mamãe se acomodou na cama, pegou o bebê e adotou o posicionamento que ensinei: bebê de frente para a mãe com a barriguinha dele "colada"na barriga da mãe, assim, a boca da criança fica de frente para o mamilo, a mãe consegue dar mais apoio e sustentação ao bebê e a mãe segurando e orientando a mama, com a mão em formato de C, para os lábios do bebê. Resultado: bebê sugando muito, tranquilo e mãe chorando de emoção por ter conseguido! Daí em diante, não houve mais nenhum problema para a alimentação!

Trouxe para vocês duas tabelas que têm mais dicas para facilitar esse momento tão importante para a mãe e para a criança. Há também orientações acerca das principais dificuldades que acontecem neste momento.


Clique na imagem para melhor visualização

Nos próximos posts vou falar sobre as mulheres que têm problemas nas mamas, fato que repercute negativamente para a amamentação!


Beijos,

Thayse Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa