Porque não oferecer Mel aos bebês no primeiro ano de vida

segunda-feira, 29 de julho de 2013
Olá,

Vocês já devem ter ouvido que não devemos oferecer mel aos bebês, este alerta é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel.


O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há risco de insuficiência respiratória e de complicacões neurológicas. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de um ano de idade. Ela é rara, mas muito grave. 

O botulismo infantil não é brincadeira, e é causado pela bactéria Clostridium Botulinium. Infelizmente, eles são difíceis de matar, uma vez que eles são resistentes ao calor. Eles geralmente são inofensivos para crianças com idade acima de 1 ano. No entanto, o bebê tem um sistema digestivo imaturo, o que torna os intestinos dele o ambiente perfeito para eles crescerem. 

O botulismo infantil ocorre normalmente em bebês entre 6 semanas e 6 meses de idade, porém os bebês até um ano de idade podem ser infectados.

Quando um bebê acidentalmente consome mel, as bactérias podem se colonizar no seu intestino, se multiplicarem e produzir uma toxina, a qual é absorvida e causa botulismo infantil.

Já as crianças mais velhas, assim como para nós adultos, somos capazes de eliminar o bacilo Clostridium Botulinium, o responsável pelo problema, sem dificuldade alguma, razão pela qual também não corremos o risco de sofrer intoxicação.

Quem já deu mel ao filho, não precisa se desesperar - "O período de incubação da bactéria pode variar de 12 a 36 horas, até no máximo, alguns dias", explica Moisés Chencinski - Pediatra. Depois do vencimento deste prazo, a criança não está mais sujeita aos perigos do Botulismo Infantil.

Se a ingestão tiver sido recente, os pais devem ficar atentos a sintomas como vômitos, diarréia, falta de apetite, fraqueza, problemas respiratórios e dificuldade para engolir. Em caso de dúvidas, aconselho que sempre procurem seus pediatras.

Vale lembrar ainda que o bacilo causador desse tipo de intoxicação pode ser encontrado tanto no mel artesanal, como no industrializado. Às vezes ele também contamina as conservas vegetais, produtos enlatados, embutidos artesanalmente, queijos e raramente, outros alimentos industrializados.

Quando botulismo infantil é tratado no hospital, o bebê recebe uma antitoxina, chamada Botulismo Imunoglobulina Intravenosa (BIGIV). Na maioria dos casos, a criança faz uma recuperação completa. Em raros casos, paralisia permanente e a morte podem ocorrer.

Assim, sugerimos que não alimente o seu mel bebê até um ano de idade. Nem mesmo, utilize mel para preparar qualquer comida que será oferecida ao bebê. 

Beijos,

Fonte: www.bebe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa