Estímulos para o controle cervical do bebê por Thayse Lucena

sábado, 27 de julho de 2013
Boa noite, 


Resolvi com Pri de fazermos uma série de posts, cada um destinado a um tipo de estímulo diferente. Hoje vou falar sobre os estímulos para o controle cervical do bebê, ou seja, controle do pescocinho e da cabeça.




Por que isso é tão importante? Entre outras coisas: ajuda o bebê a desenvolver a fuga à asfixia (se o bebê estiver de bruços, eles conseguem fugir do sufocamento e também para aumentar o alcance da visão e desta forma, fazer com que o bebê enxergue mais objetos, movimentos, cores e tenha seu desenvolvimento mais estimulado).


É importante destacar que assim que nasce, o bebê é muito "molinho"  então, devemos sempre dar apoio e suporte à criança no momento da estimulação. O foco dos procedimentos que vamos realizar visam fortalecer a musculatura do pescoço do baby para que ele possa movimentar bastante a cabeça e receber estímulos variados do ambiente, com o objetivo de facilitar a neuroplasticidade cerebral. Vamos a alguns posicionamentos que devem ser utilizados nos momentos da estimulação? Lembrando que chocalhos e brinquedinhos podem atuar com coadjuvantes nos exercícios.


O principal é sempre buscar estimular o controle cervical a partir de tarefas simples, como segurar o bebê no colo, sentadinho de frente, colocá-lo deitado e fazer cócegas nas região do pescoço, colocá-lo de ladinho e estimular que ele faça esforço no pescoço para ouvir algum som...Enfim, eu ficaria aqui horas descrevendo formas de estimular o controle cervical mas, trouxe fotos bem simples e que vão ajudar na hora de estimular o bebê!

Algumas imagens ilustrativas muito legais para vocês usarem como referência! 














Beijos,

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Mas a partir de qto tempo de bida podemos iniciar o estímulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, desde o primeiro mês já é possível iniciar alguns estímulos. No entanto, alguns só serão possíveis diante os marcos de desenvolvimento do seu bebê, como por exemplo quando ele começar a sustentar a própria cabeça! Bjs

      Excluir

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa