Passaporte e visto para bebês

terça-feira, 16 de julho de 2013
Meninas, boa tarde!

Algumas dicas para emissão e renovação de passaporte dos bebês e emissão de visto.
Quando minha filha tinha 5 meses nos aventuramos à levá-la para a Disney e agora vamos repetir a aventura, tenho certeza que será bem mais difícil a viagem, já que ela esta andando, já não cabe mais no berço do avião e meu marido não viajará com a gente. Assim que retornarmos, faço um post completo sobre as condições da viagem e a diferença de viajar com um bebê com menos de 6 meses e com mais de um ano.


No ano passado quando tiramos o passaporte dela já sabíámos que ele teria validade de apenas 1 ano, no entanto o visto tem validade de 10 anos, ou seja, viajaremos por mais 9 anos com dois passaportes, um passaporte válido e o outro que contém o visto americano.

A burocracia para emissão do documento existe, no entanto é bem menor para os menores de 18 anos.

Primeiro de tudo, é necessária a autorização legal dos pais e/ou do responsável legal da criança. O documento é este aqui. Seu filho obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte, no entanto quando você for buscá-lo ele não precisa estar junto, basta apresentar o seu documento original e um documento de identificação do menor (RG ou certidão de nascimento), no passaporte constará como não alfabetizado, para os maiores de 12 anos (ou crianças já alfabetizadas) eles precisam estar presentes já que é necessário assinar. 

Se um dos pais não puder estar presente no dia do agendamento, ele pedem a autorização com firma reconhecida.

Os pais devem levar seus documentos originais. No caso de bebês e crianças menores de 3 anos, eles solicitam que a gente leve uma foto facial, 5x7, recente, colorida, sem data e com fundo branco. Na primeira emissão, minha filha costumava fazer facilmente o que eu queria rs, a deitei em um lençol branco e tirei a foto, foi super fácil. Para a renovação, sofri pra tirar a foto, acreditem mais de 20 fotos e nada, uma hora ela chorava, outra hora colocava a mão na boca e assim foi, um sofrimento. Levei ela em um local pra tirar a foto e ok, não ficou como eu queria, mas ficou melhor do que as que eu tirei em casa. Mas foi engraçado, depois de toda a luta pra conseguir tirar uma foto, chegamos na Polícia Federal e adivinhem, problema no sistema para escanear a foto e precisaram tirar uma na hora, como resultado uma foto linda, fofa e super espontânea!!! 


Bom, essas são as regrinhas padrões, mais detalhes ou exceções vocês conseguem ver neste link.

Um detalhe muito importante, que as pessoas costumam se confundir. A autorização dos pais para obter passaporte não supre a autorização para o menor viajar para o exterior sem um dos pais e/ou desacompanhado. 

Se o menor for viajar para o exterior desacompanhado de um ou de ambos os pais, estes deverão preencher e assinar autorização de viagem, com firma reconhecida em cartório.

Update: Desde 01/12/2014 é possível incluir no novo passaporte das crianças a autorização acima.

A parte chata de tudo isto, é a validade do passaporte do menor, que é definida de acordo com a sua idade, conforme abaixo. Então só realizem a emissão do documento se realmente a viagem estiver programada, caso contrário, vocês irão pagar taxa de emissão e ter trabalho desnecessário.

De 0 a 1 ano o passaporte vale por 1 ano

De 1 a 2 anos o passaporte tem validade de 2 anos (O caso da minha filhinha)

De 2 a 3 anos o passaporte tem validade de 3 anos

De 3 a 4 anos o passaporte tem validade de 4 anos

A partir de 4 anos, como é o caso dos adultos, o passaporte já tem validade de 5 anos.

Algumas mamães me perguntaram sobre a data de validade do passaporte para a viagem, pois alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino. O da minha filha por exemplo venceria em Setembro e viajaremos em Agosto, no entanto, por precaução já renovei. 

Para tirar o visto americano, como comentei acima, a burocracia é bem menor. Não é necessária a entrevista do menor e basta levar os documentos no local indicado por eles.

O visto que solicitamos foi o B1/B2 (Turista/ Negócios). Foi necessário apresentar:

O passaporte do menor válido
Recibo do pagamento da taxa de requisição (U$160,00 em 16.07.13)
Página de confirmação do formulário DS-160 com a foto do menor
Uma fotografia extra recente 5x5 ou 5x7 com fundo claro.
Passaporte válido dos pais, bem como o visto americano.

Para mais informações sobre o visto americano, acessem aqui.

Espero que ajude vocês,

Beijos

Visitem: www.missybaby.com.br - Tudo para o seu bebê! 

59 comentários:

  1. Pergunta: sobre o bisto a documentação você levou foreto no consulado? Precisa agendar ou é só ir! Essencialíssimo esse post! Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, é necessário agendar sim, mas só a entrega da documentação. Levamos os documentos no posto de triagem deles, não precisamos ir até o consulado para entrevista.

      Excluir
    2. Ai que ótimo! Obrigada pelo retorno!

      Excluir
    3. Ai que ótimo! Obrigada pelo retorno! Bj (AMO SEU BLOG)

      Excluir
    4. Obrigada, escrevo td com muito carinho Pra vcs leitoras!!!

      Excluir
  2. Pri, existe a possibilidade de ter a autorização de viagem com apenas um dos pais no passaporte sim! O passaporte do Eric já veio emitido com a autorização, só tivemos que preencher um formulário de requerimento diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ambos tiveram que assinar, não???? Eric viajante rs! Esse vai conhecer o mundo logo cedo ;)

      Excluir
    2. Sim, mas como já esta no passaporte não precisamos fazer uma autorização separada. Ajudou bastante, principalmente qdo eu viajei pelo Brasil sozinha com ele!

      Excluir
  3. Oi Pri! Estava procurando sobre passaporte e visto para a M.E. viajar conosco em abril e caí aqui (ela nem nasceu e eu já nesse desespero né). O meu visto ainda estará válido, mas o marido terá que renovar o dele para essa viagem. Como o dele é aquele de 10 anos, ele terá que ir na entrevista. Estava procurando alguma coisa sobre quando ele for, já levar a documentação da ME tbm... Nem sei se é possível, são tantos detalhes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, desespero nada ... é sempre bom nos antecipar rs!!!!! Acho que ele já pode levar a documentação sim!!! Beijão

      Excluir
  4. OLá!! Nossa adorei o post!! Bom, eu tenho um bebe de 4 meses e quando ele fizer 2 anos estamos querendo levar ele para os EUA. Nós temos passaporte mas nao temos o visto ainda. Esse ano vamos fazer uma viagem para Recife e queriamos aproveitar para tirar o nosso visto. Você me aconselha a tirar logo o visto do baby ou vou ter que tirar o dele só no ano da viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu sempre sugiro que tire o quanto antes, por exemplo tenho uma vizinha que viajou recentemente, deixou para tirar muito perto e o passaporte com o visto só retornou para ela um dia antes da viagem, imagina o sufoco. O ideal, até para não ter transtornos no Consulado é tirar quando já estiver com hotel e roteiro definido! Beijos e boa viagem!

      Excluir
  5. Oi..tenho uma filha de 12 anos e sou separada fiz a autorização para tirar o passaporte e o visto posso levar os documentos dela sem o pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim! Se as autorizações estiverem devidamente assinadas pelo pai! Bjs

      Excluir
  6. E no caso de um dos genitores estar viajando ou morando no exterior? A autorização para que o outro genitor possa viajar deve ser emitida como? No consulado?

    ResponderExcluir
  7. E se o destino for país da América do Sul que permite viagem apenas com a RG? Exige-se passaporte do bebê mesmo assim?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Quanto tempo demora para ficar pronto o passaporte? E o visto demora quanto tempo para chegar?

    ResponderExcluir
  9. Fiz a renovação do meu visto e enviei o documento DS-160 sem minha foto, tem algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não sei te dizer. Sugiro que você tente entrar no formulário e alterar, incluindo a foto.

      Excluir
  10. Preenchi o formulario ds-160 para renovação do meu visto, mas enviei o formulario sem foto, tem algum problema ?
    aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não sei te dizer. Sugiro que você tente entrar no formulário e alterar, incluindo a foto.

      Excluir
  11. Olá, vou renovar meu passaporte com minha esposa, tenho um filho de 2 meses..eu preciso pagar a taxa de emissão de passaporte dele? Aonde eu informo no site da PF sobre a emissão de passaporte para bebê? Quando eu for ter a entrevista para a renovação do meu passaporte eu já levo meu filho e digo que ele tbm precisa de passaporte? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim ele paga a taxa e o passaporte terá validade de apenas 1 ano. Você precisa fzr um processo igual o seu para emissão do passaporte dele, tem o link no post acima.

      Excluir
  12. Olá! Eu vejo as autorizações para a retirada de passaporte e tb para a viagem do menor com apenas um responsável, mas gostaria de saber se tb existe autorização para o visto. Preciso que o pai da minha filha assine uma autorização para o visto ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o Consulado disponbiliza uma autorização específica! Pois basta levar os documentos do Pai se você tiver acesso.

      Excluir
  13. Olá.
    Estamos planejando uma viagem para México/Cancun e o meu bb terá 1 ano e 1 dia. É necessário visto para ele?

    Aguardo e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não sei te afirmar. Mas até onde eu sei, não é necessário visto para viagens com duração inferior a 180 dias

      Excluir
  14. Como tirar foto de bebe prematuro que ainda não senta? vc conhece/indica algum fotografo que vá ate a residencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando minha filha era bebê e precisei tirar a primeira foto, a deitei em um lençol branco e eu mesma tirei e depois mandei imprimir!!!!

      Excluir
  15. Olá, não precisa de carteira de vacinação para tirar passaporte? E ah, vc poderia relatar sua experiência da viagem com a criança de mais de 1 ano? Vou precisar ir para a Europa, e levarei minha nenê que hoje tem 3 meses, porém na época da viagem terá 1 ano e 6 meses.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é necessário levar a carteira de vacinação! Na categoria viagens, tem diversos relatos meus sobre nossas viagens, um dos links é este http://www.instamamae.com/2013/08/viajando-com-bebes-no-aviao-nossa.html . Espero que ajude!

      Excluir
  16. Olá, estava procurando sobre visto para bebê e achei o seu blog, muito legal!! Já tirei minhas dúvidas.
    Você disse que sua primeira viagem foi com a sua bebê com 5 meses. A minha terá 6 quando formos. Foi difícil por lá? Estou um pouco insegura mas queremos dar esse presente de 10 anos para o nosso outro filho e passarmos o aniversário dele lá...
    Bjs
    Gislene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislene, tudo bom??? Foi bem tranquilo, não fique insegura e aproveite a viagem, você vai ver como será ótima! Eu acho que com 5 meses foi bem mais fácil do que qnd ela tinha 1 aninho rs! Beijos

      Excluir
  17. Tenho uma filha de 4 anos a preciso viajar com ele para a Disney por 5 dias. Sou separada e meu ex marido nao quer deixar ela viajar comigo. Como eu faço para consgeuir uma liberação judicial? é dificil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não sei te dizer, mas algumas amigas que já conseguiram falaram que não é muito complicado. Mas me parece que mesmo na justiça o pai terá que assinar algum documento.

      Excluir
  18. Oi, boa noite, me tira uma duvida.. Eu preciso ir acompanhado do pai pra poder tirar o visto americano ? Obg

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, No caso de ser mãe solteira e quiser viajar com meu filho, é obrigatório a autorização do pai dele?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  20. ola, qunto tempo vale o visto de uma criança de 2 anos? origada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, pode variar de acordo com a análise dos documentos e entrevista, minha filha pegou por 10 anos.

      Excluir
  21. Estou com um pequeno dileminha, minha situação é um pouco diferente das que li até agora. precisarei tirar o passaporte do meu filhote pois iremos para a Índia, ele terá 8 meses quando formos, o lance é; o meu marido é Indiano e não sei se estará no Brasil. Alguém sabe que tipo de documento é exigido nesse caso?

    ResponderExcluir
  22. Meu esposo já tem o visto e agora eu e nossa filha vamos agendar a entrevista pra i visto.
    O pai precisa estar presente?! Tem alguma documentação caso ele não possa estar presente?!

    ResponderExcluir
  23. como faco pra tirar o passaporte do meu filho.preciso viajar pra espanha o pai dele esta la mais nao tivi mais noticias.tem como fazer o passaporte dele sem assinatura do pai?

    ResponderExcluir
  24. Meu filho tem quase 3 anos; Quero solicitar o passaporte dele. no dia da entrevista ele já terá os 3 anos completo , sera que a validade do passaporte teá 2 anos, ou 3 anos?. Quem souber eu agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Anne, tudo bom?! Os vistos tem validades de 10 anos e agora parece que o passaporte também :)

    ResponderExcluir
  26. Olá,sou de menor e vou viajar com minhas amigas que sao de maior,porém o visto delas ja chegaram e o meu ainda nao.. Demora mais pra chegar mesmo??

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. Achei seu post bem útil, já que estou tirando o visto para meu filho de 3 anos.
    Mas tenho uma pergunta: Quando vocês apresentaram os passaportes válidos e os vistos válidos seu e de seu marido no CASV, estes ficaram lá ou devolveram no ato?

    Grato

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, parabéns pelo post. Achei bem útil.
    Tenho uma pergunta: Quando vocês apresentaram os passaportes válidos e vistos válidos seu e de seu marido no CASV, estes documentos ficaram lá ou olharam e devolveram no ato?
    Se ficaram lá, enviaram pelo correios junto com o passaporte/ visto de sua filha?

    Grato

    ResponderExcluir
  29. Olá,minha fila tem 1 ano e ainda nao tem rg,para prencher o formulario do visto national indentification number precisarei do numero do rg certo?

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelas dicas! Foram super úteis. :)

    ResponderExcluir
  31. Uma dúvida, eu e meu ex não nos damos muito bem mas ele assinou a autorização e reconhecemos em cartório, no dia de levar os documentos na polícia federal ele tem que ir junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, mas o documento tem q estar devidamente preenchido!

      Excluir
  32. Olá, adorei seu post sobre visto para o E.U.A., mas ainda fiquei com uma duvida. O passaporte do meu é válido até o meio de fevereiro, estamos querendo viajar no final de janeiro para a Disney, e para tirar o visto estamos com dúvidas sobre a renovação do passaporte.
    Se renovarmos mês que vem, só terá validade de 2 meses ou já entra na validade de 2 anos?
    Se souber e puder nos ajudar agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! É necessário renovar o passaporte sim, renovando o mês que vem ele terá validade normal, no caso de 2 anos caso seu filho tenha 2 anos!

      Excluir
  33. Ola! Boa noite! Eu e meu marido temos visto, agora quero tirar o visto do meu filho de 8 anos(que não é filho de outro relacionamento).O visto dele ja é garantindo, tendo em vista que ja possuimos visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Sim, praticamente garantido. Possivelmente vocês só se apresentarão para levar os documentos e serão liberados da entrevista'

      Excluir

 

Insta Mamãe Copyright © 2013 Design by Cali Criativa